Notícias
Rogério Sottili assume Secretaria Especial de Direitos Humanos
Com a missão de construir políticas públicas para fazer uma “grande mobilização” em torno das temáticas de direitos humanos no país, Rogério Sottili assumiu a Secretaria Especial de Direitos Humanos, que está vinculada ao recém-criado Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, comandado pela ministra Nilma Lino Gomes.
Antes de ocupar o cargo de secretário especial de Direitos Humanos, atuava como secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania da prefeitura de São Paulo. Também esteve à frente da Secretaria Municipal nos dois primeiros anos de gestão (2013-2014). Segundo Sottili, a experiência em São Paulo contribuirá para o trabalho que pretende desenvolver na nova secretaria. Destacou que podem servir de exemplos para políticas nacionais as ações desenvolvidas na capital paulista para lésbicas, gays, travestis e transexuais, população em situação de rua e imigrantes.
Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Rogério Sottili teve ainda forte atuação no governo federal. Foi secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República e secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Além disso, coordenou o primeiro prêmio ODM-Brasil e a campanha governamental pelo desarmamento, além de assessor especial da Casa Civil da Presidência da República.
Rogério Sottili também ocupou cargos no Partido dos Trabalhadores, onde começou como assessor do Diretório Nacional sobre Reforma Agrária durante a elaboração da Constituição Brasileira de 1988.
Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: A nova pasta foi criada na reforma administrativa anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 2 de outubro. O Ministério integrou as secretarias de Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos da Presidência da República e tem em sua estrutura três secretarias especiais. Além da Secretaria Especial Direitos Humanos, liderada por Rogério Sottili, é composta pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, comandada por Eleonora Menicucci; e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, dirigida por Ronaldo Barros.
Assessoria de Comunicação Social