Notícias
Governo Federal inaugura segunda Central de Interpretação de LIBRAS no estado
Em parceria com o governo do estado do Mato Grosso do Sul, a Secretaria Especial de Direitos Humanos inaugurou nesta terça-feira (20) a primeira Central de Interpretação de LIBRAS de Dourados (MS) – a outra funciona em Campo Grande desde 2013. Participaram da solenidade o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, a secretária de Estado de Educação do MS, Maria Cecilia Amendola da Motta e o presidente da Câmara Municipal de Dourados, vereador Idenor Machado.
A Central de Interpretação de Libras é um espaço de uso público voltado para pessoas com deficiência auditiva, que terá à sua disposição equipamentos e profissionais preparados para atendê-lo. O serviço disponibiliza gratuitamente traslado e um intérprete de Língua Brasileira de Sinais para intermediar a comunicação entre os usuários não-ouvintes com os atendentes de serviços públicos, como em consultas médicas e audiências judiciais.
De acordo com o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, a iniciativa busca melhorar a vida das pessoas. “É fantástico que as políticas públicas cheguem às cidades do interior do país. Muito bom estar em Dourados e perceber que a Central de Interpretação de LIBRAS vai melhorar significativamente a vida das pessoas surdas porque elas passam a acessar sem nenhuma dificuldade as políticas públicas oferecidas no município”, afirmou.
As Centrais de Interpretação de LIBRAS são resultado de uma política do governo federal em parceria com estados e municípios, que promove a cidadania às pessoas surdas. Com Dourados/MS, já são 38 Centrais de Interpretação de LIBRAS inauguradas em todo o país.
A representante da Associação de Surdos e Tradutores/Intérpretes Mão Douradas, Alexandra Mara Pereira, elogiou a medida do governo. “A Central vem pra promover a acessibilidade da pessoa surda dentro da comunidade ouvinte, vem oferecer serviços que até então não eram disponibilizados para a comunidade surda. Agora as pessoas surdas que dependam somente dos seus familiares ou de trabalho voluntário poderão contar com um trabalho profissional de qualidade no uso da Língua Brasileira de Sinais”, disse ela durante a solenidade de inauguração da Central.
População – Segundo o Censo 2010, o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo 2.147.366 milhões com deficiência auditiva severa. O total de pessoas com algum nível de deficiência auditiva no país é de 9.722.166 brasileiros.
Assessoria de Comunicação Social
www.sdh.gov.br
https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil