Notícias
Agenda de Convergência busca garantir acessibilidade nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
O adequado acesso de pessoas com deficiência, idosas e com dificuldades de locomoção às atrações dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) é uma das prioridades do Plano de Acessibilidade, que foi criado pela Agenda de Convergência de Proteção dos Direitos Humanos. A estratégia inclui a sinalização e adequação dos espaços onde ocorrem os jogos.
A aposentada Elzira de Araújo Silva, 74 anos, assistiu às apresentações desta quarta-feira (29) na arquibancada destinada aos públicos prioritários. Foi a primeira vez que veio ao evento, iniciado no dia 23, e gostou de ter um local específico. “É muito bom ter a oportunidade de assistir aos jogos. Ver toda essa beleza”, disse a aposentada que há dois anos é cadeirante e tem dificuldades para sair de casa por conta da falta de acessibilidade dos locais.
A filha de dona Alzira, Maria de Jesus Silva Reis também aprovou a destinação de um espaço para atender as pessoas com deficiência. ”É bom demais. Os eventos têm que garantir o acesso a todas as pessoas. Minha mãe adora sair e quando sabe que o lugar tem facilidades para cadeirantes, não pensa duas vezes. A acessibilidade é muito importante. Só depois que minha mãe se tornou cadeirante é que entendi as necessidades das pessoas com deficiência”, explicou.
Uma equipe de Protetores de Direitos Humanos, formada por estudantes universitários e adolescentes do município de Palmas, é responsável por acompanhar e prestar a assistência necessária aos públicos prioritários.
Agenda de Convergência: Coordenada pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e de Direitos Humanos, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, a Agenda de Convergência trata da articulação de esforços para a defesa dos direitos humanos na realização de grandes eventos. A iniciativa prevê ações integradas entre as três esferas de governo, organizações não governamentais, rede de proteção e organismos internacionais. A metodologia já foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 e na Copa das Confederações de 2013.