Notícias
Nota Pública - Rompimento de barragem em Minas Gerais
O Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos, lamenta profundamente a tragédia que deixou mais de 500 pessoas desabrigadas com o rompimento de duas barragens em Minas Gerais, atingindo cinco distritos do município de Mariana e a cidade de Barra Longa nesta quinta-feira (5).
Manifestamos nossa solidariedade às famílias atingidas e ressaltamos a disponibilização das redes locais na garantia de direitos e atendimentos. O Conselho Tutelar naquela região foi mobilizado para dar apoio; um monitoramento especial está sendo feito para avaliar a necessidade de envio de equipe; e o Disque Direitos Humanos (Disque 100) também está a postos para atuar na garantia de direitos e encaminhamentos necessários. O serviço de atendimento telefônico é gratuito e funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Quem ligar para o Disque 100 já vai ouvir uma mensagem informando sobre o módulo de atendimento destinado à ajuda em relação ao desastre na cidade de Mariana. Qualquer violação de direitos humanos que possa ocorrer no local poderá ser denunciada.
O Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos se coloca à disposição para colaborar com as medidas que validem o Protocolo de Defesa Civil em situações como essa, que necessitam de união de forças no apoio às vítimas.
Rogério Sottili, secretário especial de Direitos Humanos
Nilma Lino Gomes, ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos