Notícias
Levantamento apresenta dados sobre votação unificada de conselheiros tutelares em mais de dois mil municípios
Segundo o levantamento, divulgado nesta terça-feira (10), esses municípios contabilizaram mais de 5,6 milhões de eleitores no último dia 4 de outubro, quando ocorreu a primeira votação em data unificada no país. O número é 53,89% superior ao do último processo de escolha, que foi de 3,6 milhões.
Para o coordenador-geral da Política de Fortalecimento de Conselhos, Marcelo Nascimento, a definição de uma data única de votação para todos os municípios foi fundamental para o aumento da participação popular no processo de escolha dos conselheiros. “Conseguimos unificar a data, mas está claro que só vamos avançar para 2019 por meio da construção coletiva e do diálogo permanente que permita alinhar e modernizar os critérios de escolha”, acrescentou Nascimento.
Nas cidades que participaram da pesquisa, a população ajudou a escolher 16.597 conselheiros tutelares. O perfil dos novos conselheiros mostra que as mulheres representaram 72,4 % dos eleitos. Em relação à escolaridade, 62,9% fizeram o ensino médio, 23% concluíram algum curso superior e somente 14,1% fizeram somente o ensino fundamental.
Os dados foram apresentados para cerca de 200 gestores municipais e representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, que participam da Oficina de Avaliação do Primeiro Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares, promovida na SEDH. Os municípios enviaram as informação para a pesquisa entre os dias 7 de outubro a 4 de novembro.