Notícias
Direitos Humanos é tema de reunião entre países do Mercosul esta semana, no Paraguai
A 27ª Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul (RAADH) será realizada esta semana em Assunção, no Paraguai - que está com Presidência Pro Tempore do bloco. Nesta quarta-feira (25), estão programadas as atividades técnicas das Comissões Permanentes e dos Grupos de Trabalho da RAADH. A Plenária, em que serão tomadas as principais decisões do encontro, ocorrerá na quinta-feira (26) e terá a presença do secretário especial de Direitos Humanos, Rogério Sottili.
As sete Comissões Permanentes que compõem a RAADH debaterão a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, da população LGBT e de pessoas com deficiência. Também abordarão temas relacionados à memória e verdade; educação em direitos humanos e o combate à discriminação, ao racismo e à xenofobia. A RAADH conta ainda com dos dois Grupos de Trabalho: Gênero e Direitos Humanos das Mulheres e Comunicação em Direitos Humanos.
A Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul e Estados Associados é realizada, ordinariamente, a cada semestre no país que exerce a Presidência Pro Tempore do Mercosul. O objetivo é debater temas comuns aos Estados-Partes. A RAADH é um espaço de coordenação intergovernamental que reúne as principais autoridades das instituições responsáveis pelas políticas de direitos humanos, tanto dos Estados Partes quanto dos Estados Associados ao bloco.
Integram o Mercosul como Estados Partes o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e a Venezuela – além dos seguintes Estados Associados: Chile, Colômbia, Equador, Peru e Suriname.
Seminários – A programação da RAADH inclui ainda a realização de quatro seminários de direitos humanos, que debaterão os seguintes temas: infância, deficiência e educação, e os 40 anos da Operação Condor. Os seminários acontecerão nos dias 23 e 24 de novembro.
Assessoria de Comunicação Social
www.sdh.gov.br
https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil