Notícias
Ministro debate criação de Centro de Memória em Porto Alegre
A criação do Centro Cultural Ico Lisboa em Porto Alegre foi debatida nesta sexta-feira (8) em uma reunião com a participação do ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, na sede do Sindicato dos Bancários, na capital gaúcha. De acordo com o projeto, apresentado pelo Comitê da Verdade, Memória e Justiça de Porto Alegre, o memorial funcionaria na antiga sede do “Dopinha”, onde ocorreram diversos casos de violações de direitos humanos no regime civil-militar brasileiro.
O objetivo é utilizar este espaço para informar os cidadãos sobre os fatos históricos que marcaram esse período de repressão política no país. “É assustador saber que mesmo diante de tantas barbaridades e horrores que a ditadura deixou, marcas que sangram até hoje, ainda existem pessoas que pedem a volta desse regime”, destacou o ministro.
Além de assegurar o direito à memória e à verdade, a criação dos centros contribui para reforçar o compromisso do Estado brasileiro com a democracia. Segundo o Comitê Gaúcho da Verdade, Memória e Justiça, Porto Alegre é uma capital estratégica para receber este projeto devido ao intenso intercâmbio cultural com países vizinhos que também viveram períodos de repressão, como é o caso da Argentina, do Chile e do Uruguai.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (61) 2027-3491