Notícias
Secretaria de Direitos Humanos promove debate sobre recomendações da Comissão Nacional da Verdade no Pará
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) promove nesta terça-feira (16) o seminário “O relatório e as recomendações da Comissão Nacional da Verdade” na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em Marabá (PA). O debate começa às 14h e reunirá representantes da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da SDH/PR, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e da Comissão Estadual da Verdade do Pará.
O objetivo é discutir os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Nacional da Verdade. Entre os temas a serem debatidos estão o processo de reparação psíquica das vítimas da ditadura e a atuação dos familiares dos mortos e desaparecidos políticos nas investigações sobre as violações de direitos humanos ocorridas no regime militar.
O seminário ocorre no período em que peritos realizam a primeira expedição deste ano para busca de restos mortais de militantes políticos da Guerrilha do Araguaia, movimento de combate ao regime militar realizado na região amazônica, na década de 70. Nesta expedição, que segue até 19 de junho, as buscas são concentradas em São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO), cidades que sediaram bases e acampamentos montados pelo Exército no período da Guerrilha.
As expedições são organizadas pelo Grupo de Trabalho Araguaia, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O apoio logístico e técnico aos trabalhos é fornecido pelos ministérios da Defesa e Justiça. No total, o Estado brasileiro realizou 23 expedições para a busca de restos mortais de desaparecidos políticos na região do Araguaia de 2009 a 2014. Neste ano, ainda estão previstas mais duas ações de busca, entre agosto e outubro.
Seminário “O relatório e as recomendações da Comissão Nacional da Verdade: reparação psíquica e antropologia forense”
Palestrantes
Dario de Negreiros
Coordenador de Reparação Psíquica e Pesquisa na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça
Diva Santana
Representante dos familiares na Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
Paulo Fonteles
Membro da Comissão Estadual da Verdade do Pará
Local: Auditório do Campus 1 - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em Marabá (PA).
Horário: 14h