Notícias
Ministro recebe delegações da Argentina e Marrocos para tratar do próximo Fórum Mundial de Direitos Humanos
O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, recebeu nesta quarta-feira (24) representantes do Marrocos e da Argentina para tratar dos preparativos da próxima edição do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH). No encontro, o ministro destacou a importância do evento para as discussões dos temas de direitos humanos em nível internacional. “O fórum tem possibilitado ampliar esse debate, principalmente entre a América Latina e a África, e temos o desafio também de incorporar de forma efetiva outras regiões”, afirmou.
O presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos do Marrocos, Driss El Yazami, que participou da reunião, ressaltou o papel do Brasil em iniciar esse processo de diálogo sobre direitos humanos, que permite a troca de experiência entre os países. O representante marroquino afirmou que os países do sul tornaram-se exemplos para o mundo com a realização dessas discussões. “É uma questão histórica o fórum. O fórum de Marracos teve mais de nove mil pessoas e mais de 120 debates e discussões. Estamos publicando as conclusões dos debates e traduzindo para vários idiomas”, relatou Driss El Yazami.
A Argentina sediará a próxima edição do Fórum Mundial de Direitos Humanos. Segundo a diretora do Centro Internacional para a Promoção de Direitos Humanos da Argentina, Adriana Arce, é preciso ampliar a cooperação sul-sul e a divulgação dos resultados dos fóruns.
A primeira edição do fórum ocorreu no Brasil, em dezembro de 2013. Realizado pela SDH/PR em parceria com outros órgãos federais, governos estaduais e municipais, Legislativo, Judiciário e sociedade civil, o evento reuniu, em Brasília, mais de 10 mil participantes, entre brasileiros e estrangeiros. No ano passado, o evento ocorreu na cidade de Marrakech, no Marrocos.
Também participaram da reunião na sede da SDH/PR Salete Valesan e Kathya Dudyk , da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO); Mohamed Hamouda Soubhi e Kamal Lahbib, da Coordenação do FMDH, e Abdelkader Azraih, presidente da Comissão Regional de Rabat-Kenitra.
Assessoria de Comunicação Social
www.sdh.gov.br
https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil