Notícias
Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa
Nesta segunda-feira (15) os direitos dos idosos são lembrados em todo o mundo. O Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa serve para promover uma reflexão a respeito das condições desse segmento da população, que tem sofrido severas violações de direitos ao longo da história.
De 2011 a 2015, o Disque Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu cerca de 100 mil denúncias de violação de direitos da população idosa. A maior parte das denúncias diz respeito à negligência com os cuidados das pessoas com mais de 60 anos, seguido de violência psicológica e abuso financeiro.
De acordo com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Paulo Maldos, é possível garantir o envelhecimento saudável da população. “As pessoas idosas do nosso país merecem ser tratadas com dignidade e respeito. A violência contra esse segmento da população pode ser prevenida, de forma que as pessoas idosas tenham o direito à igualdade, à dignidade, ao respeito e usufruam de um processo de envelhecimento ativo e saudável”, avalia.
Nesse sentido, a SDH/PR desenvolve a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa: “RESPEITO – Direitos da Pessoa Idosa: Responsabilidade de Todos”.
A campanha é permanente e consiste na articulação da Rede de Defesa e Proteção da população idosa, que é composta pelo Disque Direitos Humanos, 86 Delegacias Especializadas, 31 Seções de Polícia Comunitária e de Atendimento a Idosos, os 7.507 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e 2.316 Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), presentes em 5.527 municípios brasileiros.
Além disso, a SDH/PR incentiva a leitura e divulgação do Manual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, que pode ser lido aqui).
Assessoria de Comunicação Social
www.sdh.gov.br
https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil