Notícias
Conselho Nacional dos Direitos Humanos debate violência contra professores em audiência pública no Paraná
Um vídeo com imagens da violência contra professores e manifestantes ocorrida em 29 de abril, em frente à Assembleia Legislativa do estado do Paraná, abriu a audiência pública realizada na capital Curitiba nesta sexta-feira (12). O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, que pouco antes da audiência foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, conduziu o encontro, que tinha como objetivo debater o uso da força policial contra as pessoas que protestavam por causa das mudanças na Previdência Social dos servidores do estado.
O ministro lembrou que "há muito tempo não assistia a uma repressão tão violenta a um movimento social" e explicou que a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos tomou todas as providências possíveis em relação ao caso. "O Disque 100 recebeu um grande número de denúncias e todas foram devidamente encaminhadas aos diversos órgãos que têm competência para tratar do caso."
Uma comissão do Conselho Nacional dos Direitos Humanos acompanhará as investigações sobre os relatos feitos na audiência pública e as providências que estão sendo tomadas.
Eleição no Conselho
A primeira mesa diretora do Conselho Nacional dos Direitos Humanos foi eleita em reunião ordinária nesta sexta, antes da audiência pública. O ministro Pepe Vargas foi escolhido presidente para este ano. Ivana Farina, do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e da União (CNPG), foi eleita vice-presidente.
O Conselho é composto por 22 conselheiros - onze de representantes de órgãos públicos e onze da sociedade civil.
Assessoria de Comunicação Social