Notícias
Aeroporto Santos Dumont testa acessibilidade para os jogos do Rio 2016
Mais um simulado de acessibilidade foi realizado no último sábado (11), em preparação aos Jogos Olímpicos e Paralímpícos Rio 2016. Dessa vez, o Santos Dumont foi o segundo aeroporto a receber o exercício que envolveu 26 pessoas com deficiência física, visual e auditiva para testar todos os procedimentos de embarque e desembarque, e uma novidade: a informação dos voos transmitidas nos monitores na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
A atividade foi realizada pelas secretarias de Direitos Humanos (SDH/PR) da Aviação Civil (SAC/PR) da Presidência da República, em parceria com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), Infraero e TAM.
Pelo menos 26 pessoas com deficiência entre pessoas com deficiência física, visual, e surdas participaram voluntariamente do teste.
Emissão de bilhetes
Além da logística de embarque e desembarque via fingers (pontes que ligam o terminal à aeronave) e do embarque remoto, quando é necessário chegar ao avião de ônibus e pelos veículos que levam os cadeirantes do solo à aeronave (ambulifts), o simulado contou com a emissão dos bilhetes de embarque para todos os voluntários.
O voo também apareceu nos painéis do Sistema Informativo de Voos (SIV), onde a Infraero testou uma nova tecnologia para a apresentação das informações em LIBRAS.
O evento foi acompanhado por 25 observadores, entre técnicos de Operação Aeroportuária, representantes de órgãos de governo, sociedade civil e das outras três maiores companhias aéreas do país: Azul, Gol e Avianca.
Assessoria de Comunicação Social