Notícias
Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo lança projeto Ruas de Memória nesta quinta (13)
O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, participa do lançamento do projeto Ruas de Memória, nesta quinta-feira (13), em São Paulo.
O evento é promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. O objetivo do projeto é promover a alteração dos nomes de ruas, pontes, viadutos, praças e demais logradouros públicos que homenageiam pessoas vinculadas à repressão do regime militar.
A iniciativa segue a linha de recomendações do Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e a recomendação 29 do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade, publicado em 2014.
No ato de lançamento serão enviados à Câmara de Vereadores dois Projetos de Lei relacionados a logradouros com nomes de violadores de direitos humanos. Um deles propõe que se impeçam novas nomeações referentes a violadores de direitos humanos; o outro propõe a alteração do nome do Viaduto 31 de março, data do golpe de 1964, localizado no distrito da Sé, para Viaduto Thereza Zerbini, grande referência na luta das mulheres pela anistia.
Segundo o levantamento realizado pela coordenação de Direito à Memória e à Verdade (DMV), à frente da ação, há na cidade pelo 38 logradouros associados à ditadura, dos quais 23 diretamente vinculados à repressão: ditadores, torturadores, chefes dos serviços de segurança que serviram à repressão.
Ato de Lançamento do projeto Ruas de Memória
Data: 13 de agosto
Horário: 9h
Local: Edifício Matarazzo, Viaduto do Chá ,15, 7º. Andar, São Paulo (SP)
Com informações da Prefeitura de São Paulo