Notícias
Representante dos EUA elogia política brasileira para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência
“O Brasil tem feito um progresso considerável nas políticas de promoção dos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou a assessora especial do governo americano para o tema, Judith Heumann. Ela participou nesta terça-feira (11), na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), do 1º Diálogo Brasil-EUA sobre Pessoas com Deficiência. O objetivo do encontro, que foi conduzido pelo secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, é aprofundar a colaboração dos países nas políticas públicas de promoção e defesa dos direitos desse segmento da população.
Judith Heumann exerce desde 2010 o cargo de assessora especial em Direitos Internacionais sobre Deficiência do governo dos Estados Unidos. Antes foi diretora do Departamento de Serviços para Pessoas com Deficiência do Distrito de Colúmbia, onde foi responsável pela Administração para o Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência e da Administração de Serviços de Reabilitação.
Durante sua exposição, ela disse ainda estar positivamente surpresa com o número de associações e órgãos governamentais que tratam do tema no Brasil. “Aqui existe uma sociedade civil robusta, participativa, e um grande número de órgãos de governo que trabalham para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Esperamos fortalecer os laços com o Brasil”, afirmou.
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, afirmou que a troca de experiências entre os governos é fundamental. “Fico muito feliz de receber a delegação dos EUA e de termos a oportunidade de apresentar nossas boas práticas, assim como aprender com o trabalho que eles realizam”, disse.
Durante a reunião, o diretor de políticas temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sergio Nascimento, apresentou o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Lançado pela presidenta Dilma Rousseff em 2011, o Viver sem Limite reúne ações de 15 ministérios e tem orçamento de 7,6 bilhões. É dividido em quatro eixos: Saúde, Educação, Acessibilidade e Inclusão Social.
Assessoria de Comunicação Social