Notícias
Inaugurado segundo Centro de Formação de Treinadores de Cães-Guia do país
O segundo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia do país foi inaugurado nesta segunda-feira (3), no Município de Alegre/ES. A iniciativa é uma parceria do Instituto Federal do Espírito Santo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Ministério da Educação (MEC). A unidade disponibilizará o curso técnico de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia, com duração de dois anos e destinado a quem já concluiu o ensino médio. O curso disponibilizou 20 vagas e 40 cães a serem treinados. A oferta das vagas acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O Centro de Alegre/ES vai atender a demanda da formação de treinadores e instrutores do Sudeste, além da entrega dos animais treinados no decorrer do curso para as pessoas com deficiência visual da região, inscritas no Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-Guia.
Para o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, a oferta de cães-guia contribuirá para a melhoria da qualidade de vida das pessoas cegas e com deficiência visual. “Os cães-guia garantem mais autonomia, independência e segurança para a pessoa com deficiência. É um iniciativa do Viver Sem Limite. Só um governo que tem um profundo compromisso com as demandas sociais é capaz de investir em assistência animal para apoiar pessoas com deficiência”, destacou.
A primeira unidade deste tipo a entrar em funcionamento no Brasil foi o Centro Tecnológico Cães-Guia de Camboriú/SC, no Instituto Federal Catarinense (IFC-campus Camboriú), com o primeiro curso de Especialização de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia. Além disso, estão em obras os centros em Muzambinho/MG, Urutai/GO, Limoeiro do Norte/CE, São Cristóvão/SE e Manaus/AM.
Assessoria de Comunicação Social