Notícias
Governo federal lança campanha sobre direito à saúde da população em situação de rua
O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (19), em Brasília (DF), campanha sobre saúde da população em situação de rua. O objetivo é sensibilizar sociedade e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o direito ao acesso dessa população à rede pública de saúde.
A ação é feita em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. De acordo com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Paulo Maldos, a campanha é importante para assegurar os direitos da população em situação de rua.
“Trata-se de campanha de suma relevância, uma vez que informa à própria população em situação de rua sobre o seu direito pleno à saúde, colaborando com o resgate da dignidade dessas pessoas. Ao também se direcionar aos profissionais de saúde e sociedade em geral, a campanha aumenta a visibilidade da população em situação de rua, contribuindo para reduzir o preconceito”, afirmou Paulo Maldos.
A campanha – Com slogan “Cuidar da Saúde de Todos. Faz bem para a população em situação de rua. Faz bem para o Brasil”, a campanha tem por objetivo valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua – independente das roupas, das condições de higiene, do uso de álcool e outras drogas ou da falta de documentação – têm o direito de serem atendidos na rede de serviços do SUS.
Para isso, a ação de divulgação prevê a distribuição de cartazes para unidades de saúde do SUS em municípios com população em situação de rua e para os serviços de assistência social e direitos humanos que atendem a essa população nos estados. Além disso, inclui materiais informativos voltados para os profissionais de saúde e para movimentos sociais da população em situação de rua. Também serão veiculadas nas mídias sociais mensagens de sensibilização e informações sobre as necessidades de saúde e os direitos das pessoas em situação de rua.
População em situação de rua – Considera-se população em situação de rua o grupo populacional que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.
Erroneamente chamada pelo termo pejorativo “mendigos”, a população em situação de rua é composta, em grande parte, por trabalhadores: 70,9% exercem alguma atividade remunerada. Destacam-se: catador de materiais recicláveis (27,5%), flanelinha (14,1%), construção civil (6,3%), limpeza (4,2%) e carregador/estivador (3,1%). Apenas 15,7% das pessoas pedem dinheiro como principal meio para a sobrevivência.
Segundo a Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, encomendada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (2007/2008) e pesquisas semelhantes realizadas em quatro capitais, apontou-se um universo de cerca de 50 mil pessoas vivendo em situação de rua nas maiores cidades brasileiras.
Assessoria de Comunicação Social
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde
www.sdh.gov.br
https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil