Notícias
Integrantes do Conade se reúnem com presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara
Na manhã desta terça-feira (14), representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) participaram de uma reunião com o presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Paulo Pimenta, em Brasília.
O objetivo foi a aproximação dos temas referentes ao segmento das pessoas com deficiência com a transversalidade presente nas discussões da CDHM e os demais públicos vulneráveis às violações dos direitos humanos.
“O Conade caminha ao lado de todos os conselhos que estão sobre o guarda-chuva dos Direitos Humanos, a exemplo do Idoso, LGBT, Criança e Adolescente, porque a política é transversal. Daí a importância de estar junto da CMDH. É bom para o Congresso, para o governo e para as pessoas com deficiência”, afirmou o presidente do Conade, Flávio Henrique.
O dirigente sugeriu ainda a organização de agendas conjuntas entre a comissão e o Conselho, tendo em vista a realização das Conferências Nacionais Conjuntas de Direitos Humanos, de 7 a 11 de dezembro deste ano, além das discussões suscitadas nas datas comemorativas, como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).
Entre outros benefícios da agenda conjunta, está a participação do Conade no empoderamento dos deputados federais sobre os temas do segmento, para evitar retrocessos nos direitos e nas políticas públicas conquistadas. Outro tópico da parceira é o do acompanhamento das adaptações em acessibilidade junto aos órgãos que fazem parte da organização da Paraolimpíada - Rio 2016, para assegurar a construção de um amplo legado de acessibilidade na prática esportiva em todo o Brasil.
O presidente da CDHM, deputado Paulo Pimenta, avaliou que a visita traz a garantia de que as discussões estarão mais qualificadas em relação à temática da Pessoa com Deficiência e ofereceu a Comissão para a realização de audiências públicas e como um instrumento para auxílio na apuração de denúncias e a reversão da cultura de violações de direitos presente na sociedade.
Assessoria de Comunicação Social