Notícias
Disque Direitos Humanos será reproduzido em El Salvador
Com a ajuda do Brasil, El Salvador vai adotar um serviço de Disque Direitos Humanos.
Em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Instituto de Desenvolvimento da Infância e Adolescência do país centro-americano implantará no decorrer desta semana um sistema de encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos desse segmento.
A parceria entre os governos do Brasil e de El Salvador compreende a transferência de expertise do Disque Direitos Humanos – Disque 100, com um programa de capacitação para os atendentes. Para tanto, estão programados seminários, oficinas temáticas e reuniões técnicas com a participação de órgãos que compõem a Rede de Atenção à Infância do país caribenho.
A medida faz parte do Projeto de Cooperação Sul-Sul em Direitos Humanos, que reúne iniciativas para o desenvolvimento de políticas estruturantes nos países da região. “A cooperação proporcionará a implantação de um serviço de disque-denúncia para casos de violações aos direitos humanos de crianças e adolescentes nos moldes do Disque100”, afirma o coordenador de Encaminhamento do Disque Direitos Humanos da SDH/PR, Fabiano Lima.
Disque Direitos Humanos – O Disque 100 é um sistema de recebimento de denúncias mantido pela SDH/PR desde 2003. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil, a partir de telefone fixo ou celular. O anonimato é garantido. Todas as denúncias recebidas são encaminhadas às autoridades locais competentes.
Em 2013, o Disque Direitos Humanos – Disque 100 e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registraram 182.887 denúncias de violações de diretos humanos. Além disso, atenderam a 43.719 pedidos de informações relativos a contatos de serviços de proteção, defesa e responsabilização e 1.660 relativos a conceitos, legislação e políticas públicas em direitos humanos.
Assessoria de Comunicação Social