Notícias
Conselho de Direitos Humanos da ONU condena discriminação motivada por orientação sexual
O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou, nesta quinta-feira (26), resolução apresentada pelo Brasil, em conjunto com Chile, Colômbia e Uruguai, que condena qualquer tipo de discriminação motivada por orientação sexual ou identidade de gênero. Integrado por 47 países, o Conselho de Direitos Humanos da ONU tem a missão de promover os direitos humanos, bem como analisar violações e fazer recomendações aos países.
Apesar da resistência de alguns países, que tentaram propor emendas para restringir a resolução apenas a locais que já reconhecem direitos LGBT, o texto foi aprovado por 25 votos, contra 14 votos contrários e 7 abstenções.
O documento expressa grande preocupação em relação a atos de violência cometidos contra pessoas de todas as regiões do mundo em razão de sua orientação sexual e identidade de gênero. Além disso, solicita que o Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos elabore relatório para propor maneiras de superar a discriminação e a violência contra a população LGBT e disseminar boas práticas.
Leia aqui a íntegra do texto.
Assessoria de Comunicação Social