Notícias
SDH chefia delegação brasileira no II Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Marrocos
Uma delegação brasileira, composta por até 28 integrantes, com representantes de diversas esferas do governo, participa do Segundo Fórum Mundial de Direitos Humanos - FMDH, que ocorre em Marrakesh, no Marrocos, entre os dias 27 e 30 de novembro de 2014.
Integrarão a missão, chefiada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), representantes das Secretarias Geral, de Políticas para as Mulheres e de Igualdade Racial, bem como da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Empresa Brasileira de Comunicação, das Comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado e da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Também integrarão a missão membros de diversos conselhos vinculados à Secretaria, sendo que a comitiva irá ao evento em um avião da Força Aérea Brasileira, reduzindo custos de deslocamento.
Na última quinta-feira (13), a ministra Ideli Salvatti se reuniu em Brasília com o embaixador do Reino do Marrocos, Larbi Moukhariq, confirmando sua participação como chefe da missão brasileira ao evento. “Aguardamos com grande expectativa esta segunda edição do Fórum e acreditamos que ele será, a exemplo da primeira edição, um grande espaço de intercâmbio cultural entre as diferentes nações”, disse a ministra na ocasião. “Já temos confirmada a participação de mais de 30 entidades brasileiras, além de agentes governamentais.”
Fórum – A primeira edição do FMDH no Brasil contou com a participação de delegações de 70 países. A comitiva de Marrocos foi a maior, com 40 integrantes. Idealizado pela SDH/PR em parceria com outros órgãos governamentais e da sociedade civil, o FMDH tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências nacionais com vistas implementar políticas de Estado para promoção dos direitos humanos. O evento teve sua primeira edição em dezembro de 2013, em Brasília. Em 2015, a Argentina deverá ser anfitriã da terceira edição do Fórum.
Assim como ocorreu no Brasil, o FMDH Marrocos será um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que serão tratados seus principais avanços e desafios, com foco no respeito à diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.
Nesta edição, o FMDH deverá contar com 30 conferências temáticas, 10 atividades especiais e outras 50 ações variadas. Os eixos centrais do evento são Justiça; Economia, Sociedade e Cultura; Saúde; Necessidades Especiais; Mulheres; Educação e Juventude; Migração; Meio Ambiente; e Comunicação.
Organização – Para contribuir com a organização do evento, a SDH/PR participa de um Comitê de Mobilização composto – entre outros – por representantes do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), além de outras entidades da sociedade civil.