Notícias
Comissão de Anistia promove Congresso sobre Memória dos Direitos Humanos
A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a organização internacional Coalizão Internacional de Sítios de Consciência realizam na capital paulista, desde este domingo (2), o Congresso Internacional Memória: Alicerce da Justiça de Transição e dos Direitos Humanos.
O congresso, que segue até esta quarta-feira (5), reúne especialistas brasileiros do campo de direitos humanos e convidados internacionais de mais de 20 países que trabalharam em iniciativas de memorialização, comissões da verdade e outros mecanismos de justiça de transição, além de sobreviventes de episódios de violações em massa de direitos humanos. Dentre eles, o coordenador do projeto Direito à Memória e à Verdade, Gilney Viana, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
Entre os palestrantes estão Doudou Diène, ex-relator especial da Organização das Nações Unidas sobre as formas contemporâneas de racismo, discriminação racial e intolerância; Valeria Barbuto, diretora do Memoria Abierta, da Argentina; Ywynuhu Suruí, integrante do povo Aikewara, na região do Araguaia, e Shyamali Nasreen Chaudhury, sobrevivente do genocídio em Bangladesh.
O evento ocorre no Teatro da Universidade Católica de São Paulo.
(61) 2027-3941