Notícias
Comissão Nacional da Verdade promete apresentar relatório contundente
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participou nesta segunda-feira (13), em Brasília (DF), do Seminário por ocasião do primeiro aniversário da Comissão Nacional da Verdade. Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) também estiveram presentes.
“Uma coisa é certa: a democracia não nasce pronta, é sempre construída. E o que vocês nos proporcionam é a construção de um país melhor”, disse Maria do Rosário para os comissionados e assessores da Comissão Nacional da Verdade. “Que o legado perverso que ficou nas instituições possa ser superado, assim como a dor que sentimos pela perda de amigos e familiares”, complementou a ministra.
O atual coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Sérgio Pinheiro, prometeu um relatório final contundente, que irá responsabilizar todos os escalões de governo e investigar a participação de empresas no financiamento da repressão política. “Não tenho dúvidas de que a comissão chegará à verdade e responderemos aos anseios dos amigos e familiares das vítimas, que são o objetivo central de nossos esforços”, afirmou Pinheiro.
Durante o evento, a assessora Heloísa Starling apresentou trechos do material multimídia que está sendo elaborado, com imagens e vídeos da época. Citando a filósofa alemã Hannah Arendt, a pesquisadora justificou a importância da realização desse trabalho. “Na política, a verdade é a ostentação do fato na cena pública”.
Assessoria de Comunicação Social