Notícias
Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro será instalada nesta quarta (8)
Episódios emblemáticos da ditadura militar no Brasil, como os da “carta bomba envida para a Ordem dos Advogados do Brasil e o atentado Rio Centro”, estão na linha de investigação da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, que será instalada nesta quarta-feira (8). A posse dos sete membros do colegiado, será às 10h, na sede da OAB/RJ. A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participa da cerimônia.
O objetivo da Comissão é acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade nos exames e esclarecimentos às graves violações de direitos humanos praticados pelo regime miliar, no período entre 1946 e 1988, contribuindo para a efetivação do direito à memória e à verdade histórica.
Indicada para integrar a comissão estadual da verdade carioca, Nadine Borges, que atuava como assessora da Comissão Nacional da Verdade, explica que o trabalho da comissão será voltado para o esclarecimento das circunstâncias, fatos e autoria dos casos de mortos e desaparecidos políticos do Rio de Janeiro.
“Além de identificar as circunstâncias desses crimes, também queremos tornar públicos os locais dessas violações, atuando principalmente na substituição de logradouros públicos que homenageiam torturadores, como hospitais e nomes de rua” esclarece Nadine.
A Comissão será presidida por Wadih Damous, ex-presidente da OAB-RJ e contará com mais seis integrantes, além de Nadine. São Eles: Otávio Bravo, promotor de Justiça Militar; Álvaro Caldas, jornalista e ex-preso político; Eny R. Moreira, advogada; Geraldo Cândido, ex-senador; e Marcelo Cerqueira, advogado.
Cerimônia de Posse Pública da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro
Data: 8 de maio de 2013
Horário: 10 horas
Local: OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro