Notícias
Coordenação dos Programas de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos se reúne em Brasília
A luta dos defensores de Direitos Humanos é a luta de toda a sociedade brasileira. A afirmação é do secretário Nacional de Promoção de Defesa dos Direitos Humanos, Biel Rocha, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O secretário participou da abertura oficial da 34ª Reunião ordinária da Coordenação Nacional do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos da SDH. O evento, que teve início nesta terça-feira (23), reúne executores dos programas de proteção de diversos estados e municípios brasileiros, em Brasília.
“Temos que dar visibilidade à luta dos defensores de Direitos Humanos e compartilhar isso com toda a sociedade brasileira. A SDH tem um olhar especial com este programa, que completa 10 nos em 2014”, afirmou Biel Rocha.
O secretário aproveitou a oportunidade para convidar os participantes do encontro para o Fórum Mundial de Direitos Humanos, que será realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro, na capital federal. “Este Fórum se constitui em uma importante oportunidade para que possamos dar visibilidade ao programa de defensores”, ressaltou Biel. O evento, que é organizado pela Secretaria de Direitos Humanos em parceira com os movimentos sociais, será lançado na próxima quarta-feira (31), em Brasília.
Consultoria – A diretora de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SDH/PR, Luciana Garcia, deu boa vindas aos participantes do encontro e sugeriu que ao término da reunião sejam elaboradas propostas concretas para aprimorar o tratamento das demandas judiciais envolvendo defensores de Direitos Humanos.
Entre as principais atividades do dia, está apresentação de uma prévia do relatório de uma consultoria contratada pela SDH, no âmbito da Organização dos Estados Ibero-americanos, que tem como objetivo mapear o Sistema de Justiça, no que tange à tramitação dos casos envolvendo defensores de direitos humanos ameaçados.
Assessoria de Comunicação Social