Notícias
SDH/PR apresenta preparativos para 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas
O evento está programado para acontecer entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, reunindo autoridades, técnicos e representantes da sociedade civil de oito países. Estão previstos debates em torno de diversas questões como saúde, previdência social, enfrentamento à violência, participação cidadã, entre outros tópicos. “Estamos seguindo os temas que mais preocupam a população idosa”, explicou Neusa.
Ainda no campo de cooperação internacional, a coordenadora entregou aos conselheiros o projeto de Convenção Interamericana sobre os Direitos Humanos das Pessoas Idosas, elaborada por um grupo de trabalho ligado ao Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA). O documento foi debatido em reunião realizada neste mês, em El Salvador.
Ela também comentou as dificuldades de implementar uma convenção no contexto da Organização das Nações Unidas (ONU). “A falta de consenso entre os países no âmbito das Nações Unidas dificulta o avanço das negociações verificadas no âmbito da OEA, razão pela qual a expectativa em relação à elaboração de projeto de convenção no âmbito da ONU deve ser formada com certa dose de cautela”, afirma Neusa em documento distribuído aos membros do CNDI.
Lançamento – A coordenadora ainda comunicou que a SDH/PR fará o lançamento da Campanha de Enfrentamento à Violência contra a População Idosa, no dia 15 de maio, durante o Encontro Nacional de Promotores (as), Defensores (as) e Delegados (as), que acontecerá na sede da própria secretaria.
Protocolo – Também foi apresentada a portaria interministerial que instituiu o Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Riscos e Desastres. A coordenadora-geral de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa comentou que foi constituído um grupo de trabalho para tratar da divulgação e implantação das normas.
Assessoria de Comunicação Social