Notícias
Menino sequestrado pelo pai e levado ao Uruguai já está com a mãe
A Justiça uruguaia concedeu medida cautelar para que a criança permaneça com a mãe, enquanto aguarda a decisão sobre a restituição. Sem o consentimento de Alessandra, o pai havia saído do país com o menino, provavelmente rumo à Europa. Graças aos acordos de cooperação entre os países do Mercosul, a definição do caso está evoluindo com celeridade.
“Acreditamos em uma liberação rápida, pois está configurada a atitude errada do pai”, afirmou a ministra Maria do Rosário, que destacou a parceria existente entre os países do bloco do Mercosul. “Se o menino tivesse sido levado para a Europa, ficaria bem mais complicado”, explica.
A ministra ainda ressaltou a atuação do consulado brasileiro no Uruguai e a colaboração dos órgãos uruguaios, aos quais agradeceu pelo trabalho. Assim que foi acionado, o país vizinho disponibilizou a sua Defensoria Pública para dar assistência jurídica à mãe. O italiano foi preso pela Interpol em Montevidéu, enquanto o menino permaneceu em um abrigo até que a Justiça concedeu a medida cautelar. Depois que houver a formalização da devolução da criança à mãe, a guarda definitiva do garoto deve ser julgada pela Justiça brasileira.
Assessoria de Comunicação Social