Notícias
Dia Nacional do Braille é comemorado no Brasil
O dia 8 de abril foi escolhido como o Dia do Braille em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro. Azevedo tinha deficiência visual desde o nascimento e estudou o método em Paris.
A primeira apresentação do braile foi feita por seu autor em 1825. A escrita e a leitura por meio de pontos em relevo em um tabuleiro baseiam-se na combinação padrão de seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos, permitindo a formação de 63 caracteres diferentes.
Segundo dados do Censo do IBGE de 2010, há no Brasil mais de 6 milhões de pessoas com grande dificuldade para enxergar, destas aproximadamente 530 mil são cegas.
A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), distribui para pessoas com deficiência visual publicações em braile, entre elas a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Avanços das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência e Convenção em Literatura em Cordel.
Assessoria de Comunicação Social