Notícias
Brasil e México trocam experiências sobre políticas de Direitos Humanos
Na Comissão Nacional de Direitos Humanos, os mexicanos apresentaram seu trabalho para garantia de direitos e enfrentamento da violência contra jornalistas. Segundo o chefe de gabinete da SDH/PR e membro do Grupo de Trabalho sobre Direitos Humanos dos Profissionais de Comunicação no Brasil, Bruno Monteiro, o México realiza um trabalho nessa área que pode auxiliar a atividade brasileira.
"Conhecemos um trabalho que já acontece há muitos anos e consolidou uma estrutura que é referência para os profissionais da comunicação mexicanos. Certamente poderemos aproveitar parte dessa experiência no Brasil", afirmou. O secretário-executivo da Comissão, Nabor Carrillo, saudou ainda a recente aprovação pela Câmara dos Deputados brasileira do Projeto de Lei do governo que cria o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.
Já no Conselho Nacional para Previnir a Discriminação, os mexicanos apresentaram sua atuação para enfrentamento de todas as formas de discriminação, como a sofrida pela comunidade LGBT e pelas pessoas com deficiência. "Percebemos que a atuação mexicana para enfrentar as discriminações investe muito na educação para garantia de direitos, bem como num sistema de recebimento e monitoramento de denúncias", destacou a secretária-executiva da SDH/PR, Patrícia Barcelos. Ela apresentou aos mexicanos o funcionamento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e do Disque 100. "Mostramos que cada denúncia de violação de direitos que recebemos desencadeia um processo acompanhado por diferentes agentes do Estado", complementou.
A diretoria do Conselho ficou muito interessada em conhecer o processo democrático que debateu e constituiu o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3) e elogiou a existência de diversos conselhos nacionais na estrutura da SDH/PR, com composição paritária entre governo e sociedade civil.
Os representantes brasileiros tiveram ainda uma reunião com a coordenadora de cooperação OEI, Patricia Aldana. Com ela, dialogaram sobre cooperação para educação inclusiva e combate a discriminações. "A cooperação do governo brasileiro com a OEI tem sido fundamental para as nossas políticas de Educação em Direitos e promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Percebemos que o trabalho da organização no México é igualmente relevante para as políticas de Direitos Humanos no país", resumiu a coordenadora de Cooperação Internacional da SDH/PR, Michelle Morais. Toda a agenda foi acompanhada pela responsável de Cooperação em Direitos Humanos da Embaixada do Brasil no México, Larissa Lacombe.
Assessoria de Comunicação Social