Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
A fim de potencializar a atuação de órgãos e entidades públicas que atuam na defesa da dignidade humana, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) instituiu o EquipaDH+. Trata-se de Programa de Equipagem, de Modernização da Infraestrutura e de Apoio ao Funcionamento dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas Atuantes na Promoção e na Defesa dos Direitos Humanos.
A iniciativa visa à aquisição e doação de bens e equipamentos para apoiar o funcionamento de órgãos como conselhos estaduais, distritais e municipais de direitos e conselhos tutelares, assim como instâncias ligadas a entes federados. O programa foi criado pelo Decreto 11.919, de 14 de fevereiro de 2024, e regulamentado por meio de portaria no Diário Oficial da União.
São exemplos de bens móveis: veículos, embarcações náuticas, computadores, impressoras, eletrônicos, eletrodomésticos e mobiliário. Os equipamentos serão distribuídos estrategicamente para fortalecer a capacidade operacional das organizações que trabalham na linha de frente da promoção e proteção dos direitos humanos em todo o país.
O objetivo é fortalecer a defesa de populações como crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, em situação de rua, migrantes, refugiados e apátridas, além de outros grupos em situação de vulnerabilidade social.
Com a implementação, a modernização da infraestrutura e a disponibilidade de recursos tecnológicos adequados permitirão uma resposta mais ágil e eficiente a situações emergenciais e uma maior abrangência nas iniciativas em preservação da cidadania da sociedade brasileira.
Os normativos do Programa de Equipagem - Pró-DH foram revogados com a instituição do Decreto 11.919, de 14 de fevereiro de 2024.
Apenas os procedimentos de seleção de beneficiários em andamento e os contratos vigentes na data de publicação do Decreto nº 11.919/2024 serão regidos pelas normas aplicáveis à época de sua edição.
As futuras seleções de beneficiários ocorrerão por meio das normas do EquipaDH+, conforme a Portaria nº 222, de 3 de abril de 2024.
Além disso, o Programa de Equipagem possui um novo Sistema SIG (EquipaDH+). Os entes participantes do antigo programa de equipagem devem se credenciar no novo Sistema para poder participar das novas seleções.
Comunicações e Transparência Pública
EQUIPAGEM
Programa dos Direitos Humanos visa fortalecer os serviços públicos dedicados a grupos em situação de vulnerabilidade. Prazo para adesão vai até 5 de julho
Comunicações e Transparência Pública
GARANTIA DE DIREITOS
Prazo para adesão da política pública começa em 20 de junho; passo a passo para gestores locais está disponível
GARANTIA DE DIREITOS
Período de adesão à política pública começa em 20 de junho; confira o cronograma para participação no EquipaDH+
Para mais informações encaminhe um e-mail para: equipadh@mdh.gov.br