Notícias
Seppir e União Europeia discutem ampliação de direitos para a comunidade negra
Q uestões referentes à juventude negra do Brasil, comunidades quilombolas, aç ões afirmativas e políticas de promoção da igualdade racial no país. Foram estes os temas de encontro realizado nesta quarta-feira (16/ 9 ) entre a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) , Nilma Lino Gomes, e o Representante Especial da União Europeia para os Direitos Humanos, Stavros Lambrinidis.
D urante a reunião, a ministra apresentou ações desenvolvidas pel a Seppir, além de destac ar o trabalho do órgão criado em 21 de março de 2003, a partir do reconhecimento das lutas históricas do Movimento Negro brasileiro. A data é emblemática, pois em todo o mundo celebra-se o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela ONU.
N esse contexto, Stavros Lambrinidis demonstrou o interesse em incluir pautas referentes à população negra nos diálogos da União Europeia. “Seja no campo da educação, enfrentamento à violência policial, na garantia dos direitos humanos”, acrescentou o representante.