Notícias
SEPPIR discute programa de cooperação com população afrodescendente na Colômbia
A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) realiza, entre os dias 8 e 9 deste mês, em seu Centro de Formação em Cartagena, Colômbia, a oficina Formulación del Programa de Cooperación con Población Afrodescendiente . O encontro tem o objetivo de articular, socializar, discutir e completar o processo já iniciado para a elaboração de um novo documento estratégico e de orientações do Programa de Afrodescendentes da Diretoria de Cooperação com América Latina e Caribe da AECID.
A Assessoria Internacional da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial participa do evento, ao lado de representantes das instituições de Equidade Racial do Uruguai, República Dominicana, Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e Peru. A assessora internacional da SEPPIR, Magali Naves, compôs a mesa redonda “ Políticas Públicas para la equidad; Fortalecimiento institucional de las organizaciones; Cultura y Desarrollo desde la perspectiva étnica; Igualdad de género y Generacional ”, na qual falou sobre a situação atual da temática racial no Brasil e os principais desafios dentro do âmbito do Programa de Cooperação com a População Afrodescendente. A AECID objetiva renovar o Programa com um enfoque de equidade baseado em direitos humanos e contar com um documento estratégico que permita programar e coordenar as futuras intervenções.
Também participam do evento representantes das principais associações de afrodescendentes de América Latina e Caribe que vem trabalhando junto à cooperação espanhola.