Notícias
Minha Casa, Minha Vida entrega mais de mil moradias rurais em Rondônia
Representando o governo federal, a ministra Nilma Lino Gomes (Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos) participou nesta quinta-feira (22/10), na cidade de Ji-Paraná, da entrega de 1.043 unidades habitacionais rurais do Programa Minha Casa, Minha Vida em Rondônia. Somente nesta etapa, o Programa beneficiou mais de 4 mil pessoas em 21 dos 52 municípios do estado.
Parte integrante do Minha Casa, Minha Vida, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) destina-se a agricultores familiares e trabalhadores rurais, contemplando também os assentados do Incra, pescadores artesanais, extrativistas, aquicultores, maricultores, piscicultores, ribeirinhos, quilombolas, indígenas e demais comunidades tradicionais.
Diferentemente das entregas nas áreas urbanas, as casas destinadas a famílias de agricultores são ocupadas assim que a obra termina. Cada residência tem área entre 57,8 e 59,45 metros quadrados, divididos em 2 quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço coberta, a um custo unitário que varia entre R$ 26 mil e R$ 31,5 mil.
As famílias beneficiadas também recebem capacitação técnica e orientação sobre gestão da propriedade rural, melhoria das moradias, cooperativismo, participação da mulher na gestão da propriedade e ações que visem à permanência do jovem no campo.
A ministra Nilma destacou que o Programa Minha Casa, Minha Vida vem se aprimorando para atender os diferentes perfis da sociedade, em um trabalho coletivo da Caixa Econômica Federal e diversos parceiros, incluindo associações, sindicatos e federações em todo o Brasil. "O Programa assegura o direito à moradia, além de estimular que as pessoas permaneçam no campo, usufruindo dos benefícios sociais que todo governo deve se empenhar em oferecer”, afirmou.
Ao todo, o Programa já beneficiou mais de 9,4 milhões de pessoas, com a entrega de 2,36 milhões de moradias em todo o país. Na versão rural já foram entregues mais de 90 mil residências e outras 80 mil unidades habitacionais foram contratadas. No estado de Rondônia foram entregues 16.772 unidades, beneficiando mais de 67 mil pessoas.