Notícias
Internacional
Missão brasileira em Moçambique atua na capacitação de professores
Um grupo de professores e gestores brasileiros esteve em Moçambique na última semana atuando em um curso de atualização destinado a professores moçambicanos da educação básica.
O trabalho foi dividido entre quatro centros de formação de professores, contemplando diferentes regiões do país. Os profissionais se dividiram nas cidades de Maputo, Nampula, Beira e Quelimani
O grupo, que envolveu professores e gestores da administração pública federal, foi coordenado pela professora Ana Lúcia Silva Souza da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O curso de atualização é a primeira fase de um projeto desenvolvido entre os países, com vistas a qualificar os professores moçambicanos que ainda não possuem formação profissional.
No último dia de reuniões, o ministro da educação e desenvolvimento humano de Moçambique, Jorge Ferrão, participou de um balanço das atividades, e destacou o sucesso da parceria.
Após este curso inicial de 30 horas, os países trabalham na elaboração de um projeto de cooperação na área da educação, com base nos relatórios das viagens e cursos realizados em 2015. Além do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, o Ministério da Educação brasileiro e várias universidades federais participam da elaboração deste projeto.
No futuro, os participantes receberão um certificado de conclusão de curso entregue pelos ministros Jorge Ferrão (Moçambique) e Nilma Lino Gomes (Brasil).
Feliciano Mahalambe, representante do governo moçambicano, agradeceu o empenho dos profissionais brasileiros e disse que o curso está atingindo os objetivos de qualificar os professores africanos e estreitar as relações entre os países.