Notícias
Internacional
XVIII Cúpula Social do Mercosul tem início em Brasília
A ministra Nilma Lino Gomes participou, na noite desta terça-feira (14), da abertura da XVIII Cúpula Social do Mercosul, em Brasília. O evento reúne mais de 600 representantes de organizações da sociedade civil dos países associados e membros do Mercosul e discute nesta edição, que se estende até o próximo dia 16 de julho, o tema "Avançar no Mercosul com mais integração, mais direitos e mais participação."
Além da ministra Nilma, participaram também da mesa de abertura do evento representando o governo federal o ministro do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e o ministro da Secretária Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto.
Representando a sociedade civil estavam a integrante do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Clareana Cunha, a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Nalu Faria, e o representante da Coordenadora das centrais sindicais do Mercosul, Antonio Jara.
Em sua fala, a ministra mencionou a criação, na semana passada, da Reunião sobre os Direitos dos Afrodescendentes do Mercosul (Rafro) e destacou a importância do comprometimento de todos os países do Mercosul com a luta antirracista e com a superação das desigualdades. "Devemos reafirmar nosso compromisso com a democracia, com a luta antirracista, com a luta contra a homofobia, contra a lesbofobia, enfim, com a superação das desigualdades. O Mercosul é hoje uma área de livre comércio, mas será também uma área livre de racismo", ressaltou a ministra Nilma.
O ministro das relações exteriores, Mauro Vieira, também citou a importância da criação da Rafro e lembrou que em 2015 o Mercosul completa 24 anos, como uma iniciativa de integração latino-americana que valoriza não apenas o comércio, mas também a cidadania, a cultura, a educação, o desenvolvimento sustentável e o combate à exclusão social na região.
Já o ministro Miguel Rosseto saudou os participantes falando da alegria que é, para o Brasil, receber as delegações e representações que vêm ao nosso país para o encontro. “O Mercosul é uma conquista da democracia regional, e a presença de todos dá vida e força a essa democracia, que é a expressão da integração que queremos”, afirmou o ministro.
A representante da sociedade civil, Clareana Cunha, saudou os movimentos sociais presentes, em especial a juventude, e ressaltou a importância da integração do Mercosul, já que somos “filhos da grande pátria latinoamericana”, “irmãos pertencentes a uma única nação”.
O evento
No Brasil, a Cúpula Social do Mercosul é realizada pelo Grupo Focal do Programa Mercosul Social e Participativo com apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República. O evento, que ocorre até o dia 16 de julho no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB) com diversas atividades, painéis, e programação cultural paralela, está sendo transmitido ao vivo pelo site da Secretaria Geral: www.secretariageral.gov.br/