Notícias
Mulheres
Seppir participa de evento que discutiu direitos das mulheres no Mercosul
A ministra Nilma Lino Gomes participou nesta semana da abertura da Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher no Mercosul (RMAAM), no Palácio Itamaraty, em Brasília. A presidência pró-tempore da RMAAM está sob da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Brasil, Eleonora Menicucci. O evento foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de julho.
Nilma reforçou a necessidade de um trabalho conjunto entre os ministérios. “A presença desse grupo de mulheres é mais um passo que construímos na luta contra as desigualdades. Quanto mais nós nos articularmos, mais conseguiremos forças para garantir a democracia dos nossos países”.
Para Eleonora Meninucci, conquistas como a criação da Casa da Mulher Brasileira, a regulamentação da PEC das Domésticas e a aprovação da Leio do Feminicídio são avanços na legislação brasileira na defesa de direitos das mulheres.
O desafio, na visão da gestora, “é trabalhar para a construção de uma sociedade inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica, não lesbofóbica, que produza uma cultura de paz e igualdade”.
O evento produziu um documento de apoio a presidenta Dilma Rousseff. Segundo o texto, Dilma é “alvo de campanha misógina, que incita a violência sexual e o estupro, ofendendo não só a Presidenta do Brasil, mas todas as mulheres”.
Em outro encaminhamento, as autoridades do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela firmaram acordo sobre a maior participação política da mulher na região e aprovaram recomendação sobre gênero e educação não sexista. Foi recomendado que sejam valorizadas as iniciativas que visam impulsionar a participação da mulher nos espaços de poder e decisão. Também foi assumido o compromisso de unir esforços com vistas à construção de um Parlamento do Mercosul paritário. Foi criada a terceira Mesa Temática sobre Mulher e Política.
A próxima reunião de Ministras e Altas Autoridades do Mercosul acontecerá no Paraguai, em data ainda a ser fixada, tendo em vista que a presidência do bloco passou para aquele país.
Além de ministras do Brasil e dos demais países do Mercosul, também participaram do evento as deputadas federais Dâmina Pereira, coordenadora da Bancada Feminina na Câmara Federal, Elcione Barbalho, Procuradora da Mulher da Câmara e Soraia Santos. Representantes da sociedade civil e de organismos internacionais, como a representante da Onu Mulheres, Nadine Gasman, e do Fórum de Mulheres do Mercosul, Emília Fernandes, também participaram da RMAAM.
*com informações da SPM