Notícias
Seppir e SNJ trabalharão juntas no combate aos homicídios de jovens negros
O secretário nacional de Juventude, Bruno Santos, esteve no gabinete da Seppir nesta segunda-feira (4/7), para conversar com a secretária Luislinda Valois sobre as pautas comuns, voltadas especialmente à juventude negra. O principal tema do encontro foi a retomada do Plano Juventude Viva, que foi criado com o objetivo de combater a violência que atinge os jovens negros em todo o país.
Foto: Luiz Alves
A secretária Luislinda ressaltou que os jovens que morrem diariamente no Brasil são negros, pobres e moradores das periferias. Ela afirmou que a pauta é uma das prioridades da sua gestão e defendeu a atuação conjunta de todo o governo, que deve somar esforços para superar o problema.
De acordo com a secretária, a SNJ e a Seppir devem atuar conjuntamente para avaliar as estratégias do Programa, que deixou de firmar parcerias no último ano e deve passar por uma reformulação. As mudanças serão analisadas e propostas por um Grupo de Trabalho, composto por representantes das duas Secretarias.
O Grupo trabalhará também no planejamento de ações que envolvem as duas pastas, incluindo os esforços contra a aprovação da redução da maioridade penal e pelo fim dos autos de resistência, expressão utilizada pelos policiais que alegam legítima defesa em casos de morte de um suspeito.
O encontro contou com a participação da secretária-adjunta da SNJ, Roberta Pires Ferreira, e do chefe de gabinete, Rafael Braga. Por parte da Seppir, estiveram presentes o assessor especial, Juvenal Araújo, e o assessor parlamentar, Artur Antônio Araújo.
Sobre o Plano Juventude Viva - O Plano atua na articulação e direcionamento de programas e ações específicas para os jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade para fomentar trajetórias de inclusão e autonomia, além de criar oportunidades de atuação dos jovens em ações de transformação da cultura de violência e reconhecimento da importância social da juventude. Trata-se de uma iniciativa do governo federal, com a participação de 11 Ministérios, coordenada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e pela Secretaria Nacional de Juventude, com a parceria de estados e municípios.