Notícias
Seppir acompanha agenda da primeira-dama de Moçambique no Brasil
A primeira-dama de Moçambique, Isaura Nyusi, está no Brasil para conhecer experiências de políticas públicas que foram implementadas com êxito no País, sobretudo as políticas de segurança alimentar e nutricional. Na noite desta quarta-feira (29), a ministra Nilma Lino Gomes foi ao Palácio Itamaraty recepcioná-la, junto ao ministro interino do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador José Alfredo Graça Lima.
Na ocasião, a ministra falou dos acordos que a Seppir tem com vários ministérios em Moçambique, e das parcerias que já estão sendo articuladas com o governo brasileiro graças a estes acordos. “Hoje a Seppir tem acordos assinados com os ministérios da Educação; da Juventude e Desportos; dos Negócios Estrangeiros e de Gênero, Criança e Ação Social em Moçambique. E estamos à disposição para fazer a ponte com outros ministérios para que a relação entre o Brasil e os países da África, sobretudo de língua portuguesa, seja cada vez mais próxima”, destacou a ministra.
Segundo o embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena Soares, que acompanha a agenda da primeira-dama Isaura Nyusi em Brasília, dentre as experiências que a primeira-dama já teve a oportunidade de conhecer aqui no Brasil estão o Programa Jovem Aprendiz; os restaurantes comunitários; o Programa Mundial de Alimentos da FAO e hoje, ela participa de audiência com o Ministério da Saúde para conhecer o NutriSUS – estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó. A ministra Nilma Lino Gomes, que contribuiu com a articulação da reunião entre a primeira-dama e o Ministério da Saúde, também acompanhará a agenda.
NutriSUS
O NutriSUS ocorre através de parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação e consiste na adição direta de micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó aos alimentos que a criança, com idade entre 6 e 48 meses, irá consumir em uma de suas refeições diárias oferecidas nas creches vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE).
O NutriSUS integra a Ação Brasil Carinhoso, componente do Plano Brasil Sem Miséria, a partir da prioridade de cuidado integral de crianças de zero a seis anos, e visando potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais.