Notícias
Patrimônio Cultural
Parlamentares capixabas buscam parceria com Seppir
Políticos do Espírito Santo estiveram hoje (2), com a ministra da Igualdade racial, Nilma Lino Gomes, para tratar da preservação das Ruínas de Queimado, local onde há 166 anos negros liderados por Chico Prego organizaram uma revolta contra o regime de escravidão.
Para a vice-prefeita de Serra, Lourência Riani, a parceria com a Seppir é fundamental para que a história seja preservada. “Serra tem 67% de negros e mesmo com essa presença significativa muitos desconhecem a história de luta dos negros na região. Queremos preservar as ruínas que marcaram a resistência dos negros contra a escravidão”, explicou a gestora.
Nilma disse que a Seppir está empenhada não somente na questão das ruínas do queimado, mas na preservação e divulgação da história dos negros no Brasil. “Na história do nosso país ainda há muito a ser contado. O movimento negro tem a tarefa de trazer esses relatos não conhecidos para o conhecimento da sociedade. Temos que cuidar para não perder uma parte importante da nossa história”.
Na visão da ministra, a Seppir pode auxiliar o município no diálogo com o Ministério da Cultura e com o Ministério do Turismo para a preservação do patrimônio histórico. É este tipo de ajuda que os parlamentares buscam, de acordo com o deputado federal Givaldo Vieira, organizador do encontro. “Nós buscamos parcerias no governo para viabilizar a obra de restauração e também para tornar o assunto público, para que a sociedade tenha conhecimento da importância das ruínas”, afirmou.
A prefeitura já conseguiu a doação do terreno onde se localizam as ruínas e agora trabalha na elaboração do projeto para a reforma e preservação permanente do local. Para o vereador Sebastião Sabino, a obra é uma forma de reconhecer a luta dos negros na região, na época em que a atividade de cultivo de cana de açúcar era sustentada pelo trabalho escravo.
Convites e Possibilidades
O deputado estadual José Carlos Nunes convidou a ministra a levar a Caravana da Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo ao Espírito Santo. Nilma aproveitou para apresentar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) aos presentes. Espírito Santo já faz parte do Sinapir, mas municípios como Serra ainda não. O objetivo é integrar estes municípios ao sistema.
Sobre as Ruínas do Queimado
A Insurreição de Queimado foi um movimento popular dos escravos em 1849 que se revoltaram contra os latifundiários da cana de açúcar, atividade predominante na região à época. O Frei Gregório de Bene prometeu aos escravos a sua libertação no dia de inauguração de uma igreja no local que hoje é o município de Serra. Porem, a promessa não foi cumprida e os escravos que ajudaram na construção da igreja se rebelaram. Cinco líderes negros foram condenados a morte, entre eles Chico Prego, que foi enforcado.