Notícias
Institucional
Ministério Público de Minas Gerais convida Seppir para lançamento de campanha contra discriminação racial
Representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) estiveram hoje (31), na Seppir, para discutir um acordo de cooperação existente entre os órgãos e convidar a secretaria para o lançamento da campanha “Que diferença faz?”.
A campanha, segundo a promotora de justiça Nívea Mônica da Silva, busca educar a sociedade à respeito da discriminação racial e da existência do racismo. A iniciativa envolve ações de comunicação, principalmente em mídias sociais, além da produção de material de apoio como camisetas, broches, sacolas, entre outros itens produzidos com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto.
A campanha tem apoio de setores do MPMG, do Fundo Especial do MPMG e a consultoria de grupos que historicamente sofrem discriminação racial, como portadores de necessidades especiais, movimento feminista, grupos promotores de igualdade racial, ativistas LGBTI, entre outros.
“O objetivo é promover a não discriminação e o respeito às diferenças através da educação”, resumiu Nívea.
O secretário-executivo da Seppir, Giovanni Harvey, disse que a secretaria está à disposição do Ministério Público para cooperação e busca atuar nesta campanha e em outras no futuro.
O MPMG, a Seppir e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) têm um Termo de Cooperação para o desenvolvimento de ações de promoção da igualdade racial e combate ao racismo.
“Vamos estudar para verificar as possibilidades de participação nesse tipo de ação não só agora como nos próximos anos”, disse Giovanni.
Eventos em Belo Horizonte previstos para os dias 25 e 31 de agosto marcam o lançamento da campanha “Que diferença faz?”.