Notícias
Esportes
Jogos Mundiais Indígenas são tema de reunião na Seppir
A ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, recebeu o articulador dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015 (JMPI) , Marcos Terena, nesta segunda-feira (10). Na ocasião, foram discutidas articulações para a promoção da igualdade racial durante o evento esportivo que reunirá participantes de diversos países.
Estiveram presentes também a secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da Seppir, Givânia Silva; e a assessora de comunicação do órgão, Cecília Bizerra Sousa.
“ Esse evento inédito terá jogos tradicionais de identidade, onde cada povo tem a sua forma de se manifestar, e os jogos tradicionais de competição, com o arco e flecha, travessia de rio, canoagem etc, e onde participam homens e mulheres”, afirma Terena. Segundo ele, “isso fez com que construíssemos o que chamamos de geografia indígena mundial, com países da África, da Ásia, do Pacífico, da Europa, e também das três Américas, reunindo diversos representantes”, acrescenta.
Com início em 23 de outubro, o evento será realizado até o dia 1º de novembro, em Palmas – TO. Paralelamente às atividades esportivas, ocorrerá o Fórum Social Indígena e um grande número de atividades culturais, antes e durante a realização dos JMP. Ao todo, são esperados mais de dois mil atletas de 30 países.