Notícias
Caravana em Campo Grande - MS encerra com visita à Casa da Mulher Brasileira
No segundo dia de programação da Caravana da Igualdade Racial no Mato Grosso do Sul, a ministra Nilma Lino Gomes se reuniu com autoridades locais e visitou a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, primeira do país, inaugurada em fevereiro deste ano pela presidenta Dilma Rousseff e a ministra Eleonora Menicucci.
Durante a visita, a ministra conheceu as instalações da casa e conversou com gestoras e técnicas da equipe. Ao tomar conhecimento dos cerca de 11 mil atendimentos nos primeiros meses de funcionamento da Casa, a ministra elogiou o resultado e afirmou que "quando o governo dá a segurança do direito, as mulheres têm mais coragem de denunciar, mas, infelizmente, o fenômeno continua acontecendo. Com o racismo acontece da mesma forma. Por isso é preciso continuar denunciando e aprimorando os mecanismos para proteção e superação do racismo e da violência contra a mulher”, pontuou.
A Ministra estava acompanhada da coordenadora da Casa pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eloisa Castro Berro, da secretária Municipal de Políticas para as Mulheres de Campo Grande, Liz Derzi, da delegada Rosely Molina, da promotora Luciana do Amaral Rabelo, da presidenta do Coletivo de Mulheres Negras Raimunda Brito, Ana José, e da representante do Núcleo estadual de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU, Ana Sena.
No segundo dia de programação da Caravana da Igualdade Racial no Mato Grosso do Sul, a ministra Nilma Lino Gomes também se reuniu com o Prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte. Na audiência, a ministra ressaltou a importância da adesão dos entes federados ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e explicou o papel do ministério, que, a partir do Sinapir, pretende criar uma sinergia entre o governo federal e os entes federados para as implementação efetiva das políticas de promoção da igualdade racial. "A questão da promoção da igualdade racial, como a questão de gênero, é nacional, ultrapassa grupos e partidos", destaca a ministra Nilma.
Acordo para prevenção à violência contra jovens negros
Ainda na manhã desta terça-feira (28), a ministra Nilma Lino Gomes se reuniu com o procurador-geral de Justiça do Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes.
No primeiro dia de Caravana, em ato público realizado na Governadoria do estado coma presença do governador Reinaldo Azambuja, representantes de movimentos sociais e diversas outras autoridades locais, a Seppir assinou um acordo de cooperação técnica com a Promotoria de Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul, com o objetivo de promover políticas para identificar o racismo institucional, além de fomentar a criação de espaços de proteção aos jovens negros vítimas de violência.
O acordo foi proposto após um caso emblemático de violência contra jovens negros no estado, denunciado por uma mãe que teve seus dois filhos assassinados por causa do racismo. Participaram também da audiência a promotora de Direitos Humanos que acompanhou o caso, Jaciguara Dantas, o procurador de justiça Paulo César dos Passos, e a representante do Núcleo estadual dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ONU), Ana Sena.