Notícias
Seppir participa de abertura da Plenária Nacional da Unegro
Na noite da última sexta-feira (7), a ministra Nilma Lino Gomes participou da abertura da Plenária Nacional da União de Negros pela Igualdade (Unegro), que reúne, em Brasília, cerca de 150 representantes de 19 estados do Brasil. A plenária encerra neste domingo (9) e é uma etapa preparatória ao 5° congresso nacional da entidade, que ocorrerá em São Luiz-MA em abril de 2016.
Em sua fala, a ministra Nilma Lino Gomes enumerou algumas das conquistas que a população negra alcançou nos últi mos 12 anos e reforçou que não é momento para desesperança. "Temos dado passos significativos para a garantia de direitos e não podemos deixar que o discurso da desesperança apague essas conquistas. Tenho andado pelo país todo com a Caravana da Igualdade Racial e não vejo desesperança. Vejo pessoas lúcidas, atentas, preocupadas, por ver direitos que foram conquistados por elas com muita luta, porque não foram dádivas, estarem a mercê de serem interrompidos por causa de manobra", destaca a ministra.
Nilma também fez um breve relato do encontro entre as mídias negras e o ministro da Secom, Edinho Silva, que foi articulado pela Seppir e havia ocorrido no dia anterior, 6 de agosto. A ministra ainda anunciou a campanha publicitária de governo sobre a consciência negra e o seminário internacional de lançamento da década de afrodescendentes, que ocorrerão em novembro.
Participaram também da mesa de abertura do encontro a secretária de políticas para mulheres da Bahia, Olívia Santana; a chefe de gabinete da Fundação Cultural Palmares, Márcia Fernandes; a secretária adjunta de mulheres, igualdade racial e direitos humanos do Distrito Federal, Vera Lúcia; o secretário municipal de igualdade racial de São Paulo, Maurício Pestana; a diretora do Departamento de Apoio a Gestão Participativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Katia Souto e o secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gerson Ben. Representando o movimento social estavam Josiel Rodrigues, da direção geral da União Nacional dos Estudantes (UNE); Mônica Custódio, secretária de promoção da igualdade racial da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB); e Edson França coordenador-geral da Unegro.
Plenária da Unegro
A programação da plenária contou com discussões sobre juventude, com debate mais aprofundado sobre as pautas em curso e a redução da maioridade penal; sobre saúde da população negra, com foco na participação da Unegro na 14° Conferência Nacional de Saúde, no Conselho Nacional de Saúde e no Comitê Técnico Saúde da População Negra; e sobre mulheres negras com destaque nas discussões sobre a Marcha das Mulheres Negras, que ocorrerá no dia 18 de novembro em Brasília-DF.