Notícias
Seminário discute os avanços e desafios da política de cotas
Foto: Luiz Alves - Ascom/MDH
Começou nesta quarta-feira (13/09), o seminário “A Política de Cotas no Serviço Público: avanços e desafios”, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). O evento, que vai até amanhã (14), ocorre na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília/DF.
“As cotas raciais podem resultar em transformações positivas na sociedade, no sentido de diminuir desigualdades. No que tange à população afro-brasileira, o segmento enfrenta desigualdades históricas. Por mais triste que seja, pretos e pardos compõem a maioria das pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse o secretário executivo do MDH, Johaness Eck.
Na oportunidade, o secretário afirmou que a inclusão da reserva de vagas para negros é uma ação afirmativa que atende disposições previstas no Estatuto da Igualdade Racial. “Queremos ver mais negros nos espaços de poder. Tem muita gente competente. Faltam apenas oportunidades. E acesso a direitos básicos, como uma educação de qualidade”, ressaltou.
O seminário tem a participação de integrantes do Poder Executivo e membros do Judiciário, além de representantes da sociedade civil.