Notícias
Kalunga: "A realidade das Comunidades Quilombolas"
Nesta segunda-feira (10/04), a Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, o Secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, a Dra. Lêda Borges, Titular da Secretaria Cidadã, e Marta Ivone, da Promoção de Igualdade Racial do Estado de Goiás, participaram de uma comitiva à Comunidade Kalunga, no município de Cavalcante, Estado de Goiás.
A visita da Ministra foi pontual. As condições de saúd
Entre os pontos na visita, destacou-se na localidade a falta da “Patrulha Maria da Penha”, o NEAM desativado, a inexistência de transporte ao Conselho Tutelar, a falta de transporte regular para os deslocamentos dos moradores do Quilombo Kalunga para centro do Município de Cavalcante.
Marta Ivone ressalta que "muita gente mora em casas de taipa, sem reboco e por isso acometidas pela doença de chagas. Em 40 anos de experiência, muitos quilombolas hoje para ter acesso à educação, vai para a cidade sem nenhuma estrutura". Segundo ela, "temos no Estado 35 municípios e 175 comunidades quilombolas reconhecidas e certificadas”.
A Ministra Luislinda Valois, acompanhada do jovem Dr. Juiz Pedro Piazzalunga, visitou a delegacia do município, onde atestou as condições desumanas onde vivem os internos, que dormem em colchões colocados no chão de cimento frio em celas quentes, sem nenhuma atividade de ressocialização.
Também a Dra. promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto, recebeu a visita da Ministra.