Notícias
Seppir e MMA discutem situação das comunidades quilombolas
A secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racia l, Luislinda Valois, recebeu a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Juliana Simões, nesta quarta-feira (20/07). Entre as pautas abordadas, gestão ambiental e territorial quilombola.
Foto: Luiz Alves
Na ocasião, a representante do MMA afirmou que a agenda é prioritária. “Juntos queremos buscar possibilidades, dar condições para que o território seja garantido e o meio ambiente preservado. Sem esquecer de ouvir as comunidades durante todo o processo ” afirmou .
Simões destacou a necessidade de incluir as famílias quilombolas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma base de dados estratégica para a gestão ambiental no Brasil . A ferramenta contribui para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do país , bem como o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
P ara a secretária Luislinda Valois, a garantia do território para as comunidades quilombolas é questão de sobrevivência. “Essa relação com a natureza, o cuidado com o meio ambiente, envolve também a religiosidade, além dos fatores socioeconômicos”, declarou.
Com relação à vulnerabilidade social presenciada em divers os quilombos, a secretária enfatizou que o povo preto não quer festas nem esmolas. “Queremos nossos direitos respeitados e melhores condições de vida . Queremos os negros nos espaços de poder”, disse.