Notícias
SEPPIR e OAB/DF discutem políticas públicas de enfrentamento ao racismo
Representantes da Comissão da Igualdade Racial da Subseção de Taguatinga – DF, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estiveram na SEPPIR nesta quinta-feira (27/10/2016). Na reunião, foram discutidas práticas e legislações de combate ao racismo, com destaque para o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288) e a Lei 10.639, que inclui, no currículo oficial da Rede de Ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
Pela OAB, participaram os advogados Denise Eleuterio, Presidente da Comissão, Litcya Coelho de Oleria e Adeilson Alves dos Santos.
Durante o encontro, a Secretária Luislinda ressaltou a necessidade de promover políticas públicas que garantam a inclusão de negros nos espaços de poder. “Queremos que os negros possam alçar aos cargos nos tribunais, por meio do Quinto Constitucional. Desejamos também a criação de cotas em todas as comissões de concursos públicos”, disse.
Para a presidente da Comissão, Denise Eleuterio, é preciso empoderar desde a base. “Não dá para combater o racismo sem começar pela educação. É preciso, ainda, estabelecer cotas nas empresas, visando a promoção da igualdade racial no mercado de trabalho”, afirmou.