Notícias
Secretária Luislinda discursa em reunião da ONU, em Nova York/EUA
A Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luislinda Valois, participou, nesta segunda-feira (26/9/2016), de reunião realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York – Estados Unidos da América. Com o tema “Promovendo a Inclusão, Reconhecimento e a Contribuição de Afrodescendentes”, o evento teve a presença de diversas lideranças internacionais.
Para a titular da SEPPIR, legislações brasileiras mostram o compromisso com a causa. Entre os destaques, a Lei 12.288, mais conhecida como Estatuto da Igualdade Racial; Lei 12.711, também denominada Lei de Cotas; e a Lei 12.990, que regulamenta a reserva de vagas para negras e negros nos concursos públicos. Ela também propõe a criação de cotas nos organismos internacionais e espaços de poder no âmbito mundial.
“A população negra tem um grande desafio, isto é, derrotar o mito da democracia racial. A forma de o negro brasileiro exercitar a religiosidade é uma grande preocupação no momento governamental. A educação, a segurança pública, a saúde, a moradia e o trabalho remunerado também somam-se às inquietações atuais”, ressaltou a Secretária.
Outra problemática abordada em seu discurso foi a questão dos refugiados políticos e climáticos.
Década dos Afrodescendentes
O evento faz alusão à Década Internacional de Afrodescendentes, declarada pela ONU, que será celebrada no período de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, com a participação dos 196 países-membros da Organização, da qual o Brasil faz parte.
A partir do tema “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, as atividades no Brasil serão desenvolvidas sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Para outras informações sobre a Década, visite o site decada-afro-onu.org .