Notícias
Secretária Luislinda discute parcerias de igualdade racial com o Governo do Distrito Federal
A Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luislinda Valois, recebeu nesta quinta-feira (18/8) o Subsecretário de Igualdade Racial do Distrito Federal, Victor Nunes, do Governo do Distrito Federal (GDF), para discutir parcerias e propostas para a população negra. Participaram ainda da reunião, representando o GDF, o Gestor Público Aníbal Perea, a Assessora Especial Thânisia Cruz, e a Coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial, Janaína Bittencourt.
Na ocasião do encontro, a Secretária Luislinda falou sobre a importância da criação de delegacias especializadas para apuração de crimes de intolerância religiosa. De acordo com a Secretária da SEPPIR, a ideia é criar e instalar Delegacias para Apuração de Crimes de Racismo, Intolerância e afins em todo o país, porque “esse tipo de crime afeta principalmente o povo preto”, declarou ela. Segundo o Subsecretário de Igualdade Racial do DF, Victor Nunes, o Governo do Distrito Federal já conta com uma delegacia desse tipo. “É um primeiro passo em relação às políticas públicas para a população negra”, afirmou.
A adesão do Governo do DF à Década Internacional de Afrodescendentes e ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) também foram temas tratados entre a Secretária Luislinda e o Subsecretário de Igualdade Racial do Distrito Federal. Segundo o Subsecretário Victor Nunes, o GDF tem todo o interesse nessas parcerias com o governo federal, uma vez que irão contribuir para aprimorar as políticas públicas do Distrito Federal. A Secretária Luislinda afirmou que a adesão ao Sinapir é importante e necessária, não só no Distrito Federal, mas em todo o país, para que as políticas públicas de igualdade racial possam funcionar.
Ao final do encontro, o Subsecretário de Igualdade Racial do Distrito Federal, Victor Nunes, falou sobre a Lei do Afroempreendedorismo, sancionada pelo GDF, e apresentou à SEPPIR o projeto Criar (Escola Técnica Aberta de Afroempreendedorismo), que consiste em apoiar, promover, divulgar, capacitar, fomentar, incubar, acelerar e articular financiamentos para afroempreendedores negros. Na avaliação da Secretária Luislinda Valois, esse tipo de iniciativa é bem-vinda, pois ainda falta capacitação à população negra, assim como instrumentos para a gestão de recursos financeiros. “O povo preto e pobre não sabe onde e como buscar recursos”, afirmou a Secretária da SEPPIR.