Notícias
Curso de formação de professores do Ensino Básico é fruto de parceria entre os governos brasileiro e moçambicano, no âmbito da Década de Afrodescendentes
Ministra Nilma entrega certificados de formação a professores em Moçambique
A ministra Nilma Lino Gomes, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, estará em Maputo (Moçambique) nos dias 7 e 8 e abril, onde participará da cerimônia de entrega de certificados a 494 formadores de professores do Ensino Básico. A ministra também se reunirá com autoridades locais para discutir estratégias e ações, em continuidade à parceria estabelecida entre os governos brasileiro e moçambicano.
No dia 7/4 (quinta-feira), após a chegada a Maputo, a ministra se reúne com o Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão. Na sexta-feira (8/4), a partir das 9h, a ministra participa da cerimônia de entrega de certificados do “Curso de Atualização de Formadores (as)”, na Escola Josina Machel, com a presença do ministro Jorge Ferrão e do embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena. Ao todo, foram capacitados 494 formadores nas cidades de Maputo, Beira, Quelimane e Nampula, em outubro do ano passado.
A iniciativa do curso é fruto de uma parceria do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos com o Ministério de Educação Básica de Moçambique (MINEDH) voltada para a qualificação de professores moçambicanos que ainda não possuem formação profissional. Pelo Brasil, a atividade foi coordenada por um grupo de especialistas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Secretaria de Educação de Minas Gerais e por representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Ainda na Escola Josina Machel, por volta de 10h30, a ministra Nilma participa da solenidade de inauguração do Projeto Brasil nas Escolas - promovido pela Embaixada do Brasil em Moçambique - que consiste em visitas a escolas moçambicanas da rede primária e secundária para apresentar a cultura, a língua e a história brasileira.
Na tarde de sexta-feira, a ministra se reúne com a primeira-dama de Moçambique e presidente da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), Isaura Nyusi, na sede da OMM. Em seguida, estão previstos encontros com o ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Abdurremane de Almeida; com a ministra do Gênero, Criança e Ação Social de Moçambique, Cidália Chaúque Oliveira; e com a presidente da Fundação pelo Desenvolvimento da Comunidade, Graça Machel.
Parceria entre Brasil e Moçambique
A ministra Nilma Lino Gomes esteve pela primeira vez em Moçambique entre os dias 28 de maio e 3 de junho de 2015, para fortalecer relações com o continente africano e internacionalizar políticas e ações de promoção da igualdade racial. Em Nampula, participou da Conferência Internacional Alberto Viegas: Modernizando Tradições, realizada pela Universidade Pedagógica de Moçambique e se reuniu com o governador da Província, Victor Manuel Borge. Em Maputo, reuniu-se com vários ministros do governo moçambicano para discutir temas de interesse comum e ratificar acordos de cooperação já firmados, entre eles os ministros da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão; da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula; e da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Abdurremane de Almeida. A ministra Nilma também conversou com representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e com a ministra de Gênero, Criança e Ação Social, Cidália Chaúque Oliveira, com quem discutiu o acordo de cooperação já assinado entre os governos brasileiro e moçambicano e as possibilidades de parceria para promoção de direitos das crianças, mulheres e idosos.
Ainda em junho de 2015, a ministra Nilma Lino Gomes esteve novamente em Maputo, onde representou a presidenta Dilma Rousseff nas comemorações alusivas aos 40 anos da Independência de Moçambique, celebrada no dia 25 de junho. Por ocasião desta visita, reuniu-se novamente com o ministro da Educação de Moçambique, Jorge Ferrão, para tratar de encaminhamentos de parcerias entre o Ministério da Educação de Moçambique e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), entre eles o “curso de atualização de formadores (as)”, cujos certificados estão sendo entregues neste mês de abril.
Mais informações: +55 61 9311.0010 / seppir.imprensa@seppir.gov.br
www.seppir.gov.br
www.facebook.com/igualdaderacial.br