Notícias
A empresa, que já foi reconhecida com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça em 2015, se compromete com o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial
Ministério e Casa da Moeda do Brasil assinam protocolo de intenções para a promoção da igualdade racial
No âmbito das ações da Década Internacional de Afrodescendentes, instituída pela ONU para o período entre 2015 e 2024, o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e a Casa da Moeda do Brasil assinaram, na manhã desta terça-feira (29/3), um protocolo de intenções para o fortalecimento das iniciativas de combate ao racismo, de promoção da igualdade racial e de efetivação de ações afirmativas na empresa.
A solenidade de assinatura do documento ocorreu na sede da Casa da Moeda do Brasil, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente da empresa, Maurício Visconti Luz, e da ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, além de empregados e diretores da Casa da Moeda.
Em seu discurso, a ministra Nilma Lino Gomes celebrou a formalização do protocolo, a entrada da Casa da Moeda no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e, ainda, o fato de a empresa ter sido contemplada com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça em 2015. “Sem igualdade de gênero não há democracia, sem igualdade racial não há democracia. Estamos aqui dando mais um importante passo para a consolidação da democracia, estabelecendo uma trabalho de parceria para o desenvolvimento de políticas que poderão, inclusive, ser replicadas em outros órgãos”, afirmou Nilma.
A ministra reforçou, ainda, a importância das políticas de promoção da igualdade racial e de gênero serem tratadas como políticas de Estado, para que tenham continuidade. “Sabemos que a continuidade dessas políticas são garantia de democracia”, finalizou.
O presidente da Casa da Moeda, Maurício Visconti Luz, afirmou que a luta contra o racismo e todas as formas de discriminação é fundamental e que a empresa não abre mão desse princípio. “Afirmamos aqui o compromisso da Casa da Moeda do Brasil com esta luta. Ganhamos o Selo Pró-Equidade no ano passado, mas esse é um compromisso constante e, por isso, nos inscrevemos de novo e vamos cumprir as ações com dedicação”.
Comitê Pró-equidade de Gênero e Raça
As ações na Casa da Moeda envolvendo a promoção da igualdade de gênero e raça são articuladas e coordenadas pelo Comitê Pró-equidade de Gênero e Raça, que conta com composição diversa de empregados. Segundo a coordenadora do comitê, Helena Theodoro, a responsabilidade pela conquista do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça em 2015 não foi só do Comitê, mas da empresa, “que valoriza cada empregado como ser que luta pelo crescimento do país”.